Um adolescente de 17 anos será ouvido na manhã desta quarta-feira pela 2ª Delegacia de Polícia Civil (2ª DP), em Santa Maria. Na terça-feira, na casa dele, foram apreendidos tintas sprays e um caderno onde havia um desenho igual a uma pichação feita na delegacia há cerca de um mês.
Segundo a Polícia Civil, em setembro de 2012, o mesmo adolescente já havia cumprido medida socioeducativa por ter sido apreendido durante a Operação Restauração. Ele e os amigos divulgaram nas redes sociais fotos tiradas durante as ações e dos locais pichados. Entre os locais, estava o painel de Eduardo Kobra na Biblioteca Municipal Henrique Bastide, retratando cenas dos anos 50 da Avenida Rio Branco. Na época, a investigação feita pela 3ª Delegacia de Polícia Civil apontou que o grupo havia sido identificado a partir da análise dos desenhos feitos na cidade.
Segundo o inspetor de polícia Jucelino Wiethan, o jovem já vinha sendo investigado por ser suspeito de fazer parte de um grupo que vem fazendo pichações nas casas do bairro Juscelino Kubitschek.
Eles querem deixar a sua marca, mas acabam dando trabalho para muita gente. Aqui na delegacia, fomos nós, os próprios policiais, que acabamos pintando a fachada para apagar as pichações afirma Wiethan.